HAYDÉE

cotidiano | têxtil | social 

Exposição ocorreu durante a MADE agosto 2017.

 

O poder imensurável das mãos se materializa no trabalho de uma senhora de 98 anos, que vive no interior do Rio Grande do Sul. Haydée, que tem ajuda no nome, fez da adversidade de perder um filho a energia para transformar o ambiente em que vive. Juntou restos de lã para produzir blusas às crianças da cidade onde vive, Garibaldi, de inverno longo e rigoroso. Há 30 anos o processo é o mesmo, um cronograma de 9 meses para a produção de 25 blusas que são doadas à comunidade.

Intuitivamente Haydée se apropriou de processos de design para dar vida às blusas que mantêm as crianças aquecidas. Seu escritório é a cozinha de casa, onde trabalha no cotidiano dos dias, entre visitas de amigos, bolos e cafés. Projeto, cronograma, texturas e cores fazem parte deste trabalho levado a sério, com o comprometimento de um designer profissional. Cada peça projetada é única e autoral, o que evidencia ainda mais a dedicação e o primor que só os artífices conseguem desenvolver com o tempo de prática.

Nos dias atuais, de antíteses tão evidentes, Haydée permeia áreas do Design importantes para impetrar transformações significativas. Com sua prática manual executa seus projetos de maneira orgânica e natural. O resultado formal é uma profusão de cores, texturas e combinações que refletem sua energia.

São ensinamentos que moram nas nuances, no cotidiano e que só o tempo nos revela. É a essência do poder do Design e da liberdade criativa.

Para saber mais acesse : www.expohaydee.wixsite.com/haydee

 

1/16